Boa noite Sara, numa pesquisa sobre Borba vi o sítios e estados,gostei muito de conhecer o seu espaço. Sou de Borba, nasci no monte da vaqueira no tempo em que os campos ainda tinham trigo (nada contra as vinhas),mas é assim que os recordo.Pesquisava sobre uma capela que existe no caminho Borba/ Orada, do lado direito, vê-se da estrada, antes do monte das casas altas.Gostava muito de conhecer a história dessa capela, em tempos importante e ao que parece agora serve de curral a um rebanho de ovelhas, de alguém que achou que as "ditas estavam a precisar de aperfeiçoar a sua fé". Há 2 anos quando visitei o local foi o cenário que vi.Fiquei triste e desde esse dia decidi que havia de saber mais sobre a história da capela.Venho aqui pedir a sua ajuda, se por acaso conhecer ou de alguma forma me conseguir ajudar. Obrigada.
Viva!!! Desculpe o atraso na resposta,nas a FVV só agora me deu tréguas... A Igreja de que fala é a Ermida de S. Cláudio. Ermida de S. Cláudio: Assente numa elevação de terreno com o seu nome, dista cerca de 2,5 Km para norte da sede do concelho. A construção, bastante degradada, parece datar dos meados do Séc. XVII, mas ignoram-se por completo as suas origens históricas. Edifício circular de alvenaria rebocada, com alpendre (em ruínas) de um só arco redondo. Anexo ao alpendre, vêem-se as ruínas de um pitoresco púlpito exterior, de caixa cilíndrica assente em coluna de anéis escaiolados. Interiormente, salienta-se o discreto Altar-Mor em alvenaria, encimado pelo nicho do padroeiro ainda com pinturas, mas desprovido da imagem de S. Cláudio. Destacam-se, ainda, os restos das pinturas murais e as que revestem a cúpula, estas últimas ainda em estado razoável. Esta é a informação que possuo sobre a dita, que já foi motivo de visita em 2 dos nossos passeios pedestres... Espero ter sido útil... Dê notícias... Sara Jaques
Sara, muito obrigada pela atenção, pode ser que a partir daqui eu consiga descobrir mais e fico feliz por já fazer parte do percurso dos passeios pedestres. Darei notícias.
Com lugares únicos e deslumbrantes, a região bem merece o título... Contribua para a eleição! Criado em 1971, integra 114 aldeamentos, onde residem cerca de 10 mil pessoas... Ocupa uma área de 70290 hectares, estende-se pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço.
3 comentários:
Boa noite Sara, numa pesquisa sobre Borba vi o sítios e estados,gostei muito de conhecer o seu espaço. Sou de Borba, nasci no monte da vaqueira no tempo em que os campos ainda tinham trigo (nada contra as vinhas),mas é assim que os recordo.Pesquisava sobre uma capela que existe no caminho Borba/ Orada, do lado direito, vê-se da estrada, antes do monte das casas altas.Gostava muito de conhecer a história dessa capela, em tempos importante e ao que parece agora serve de curral a um rebanho de ovelhas, de alguém que achou que as "ditas estavam a precisar de aperfeiçoar a sua fé". Há 2 anos quando visitei o local foi o cenário que vi.Fiquei triste e desde esse dia decidi que havia de saber mais sobre a história da capela.Venho aqui pedir a sua ajuda, se por acaso conhecer ou de alguma forma me conseguir ajudar.
Obrigada.
beijinhos
Viva!!!
Desculpe o atraso na resposta,nas a FVV só agora me deu tréguas...
A Igreja de que fala é a Ermida de S. Cláudio.
Ermida de S. Cláudio:
Assente numa elevação de terreno com o seu nome, dista cerca de 2,5 Km para norte da sede do concelho. A construção, bastante degradada, parece datar dos meados do Séc. XVII, mas ignoram-se por completo as suas origens históricas.
Edifício circular de alvenaria rebocada, com alpendre (em ruínas) de um só arco redondo. Anexo ao alpendre, vêem-se as ruínas de um pitoresco púlpito exterior, de caixa cilíndrica assente em coluna de anéis escaiolados.
Interiormente, salienta-se o discreto Altar-Mor em alvenaria, encimado pelo nicho do padroeiro ainda com pinturas, mas desprovido da imagem de S. Cláudio.
Destacam-se, ainda, os restos das pinturas murais e as que revestem a cúpula, estas últimas ainda em estado razoável.
Esta é a informação que possuo sobre a dita, que já foi motivo de visita em 2 dos nossos passeios pedestres...
Espero ter sido útil...
Dê notícias...
Sara Jaques
Sara, muito obrigada pela atenção, pode ser que a partir daqui eu consiga descobrir mais e fico feliz por já fazer parte do percurso dos passeios pedestres.
Darei notícias.
um beijino
Enviar um comentário